Glossário do Impacto Social

Conheça os principais conceitos relacionados a área do impacto social.

Avaliação de impacto

Se constitui em um método usado para verificar se as organizações que tentam solucionar problemas ambientais e/ou sociais cumprem a sua finalidade e se estão, realmente, mudando a vida das pessoas envolvidas. Para tanto, são utilizadas metodologias que permitem analisar as alterações que acontecem, durante ou apósa realização das iniciativas dessas organizações, de modo a entender se alcançam as transformações sociais pretendidas em termos de eficiência, sustentabilidade, relevância e impacto social.Este tipo de avaliação permite identificar fatores que ajudam a desenvolver a estratégia mais eficaz e a eliminar aqueles que criam obstáculos à concretização dos objetivos. Isto é feito por meio do estudo da relação entre causa e efeito, ou seja, da análise das intervenções da organização e da verificação do impacto observado onde foram implementadas. Assim, uma avaliação de impacto não se restringe apenas à medição de dados. É uma valiosa ferramenta que ajuda a refletir sobre as estratégias que potencializam a transformação social

Fonte: impactosocial.esolidar.com

Empreendedorismo social

O empreendedorismo social é uma forma de empreendedorismo que tem como objetivo produzir bens e/ou prestar serviços que beneficiem a sociedade local e/ou global, com foco nos diversos e complexos problemas que a mesma enfrenta, assim como nos impactos positivos que tal iniciativa pode gerar.  O empreendedorismo social visa aperfeiçoar o desenvolvimento humano e social, por meio de iniciativas que buscam solucionar problemas ambientais, sociais, culturais e econômicos.Melhorar o contexto em que a sociedade está inserida e reforçar seu propósito são a base do empreendedor social. Para saber mais:

Fonte: www.schwabfound.org

Endowment

Fundo patrimonial, em inglês endowment, consiste na reunião de um patrimônio que deve servir de fonte de recursos previsíveis e perenes no tempo para uma causa altruísta eleita. Um endowment existe para dar perenidade à causa, proteger um determinado patrimônio dos riscos usuais de uma atividade operacional e, em especial, da utilização ineficiente ou desorganizada dos recursos. Em se tratando de uma causa altruísta, o endowment deve ser de titularidade ou vinculado a uma pessoa jurídica sem fins lucrativos – universidades, museus, teatros, orquestras, hospitais – como um dos meios para garantir sua sustentabilidade econômica de longo prazo e sua perenização.O capital que compõe esses fundos é proveniente de doações de pessoas físicas, pessoas jurídicas, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, heranças e legados com o objetivo de perpetuar uma causa, deixar um legado permanente, eternizar valores, por vezes familiares, perante a sociedade (IDIS, 2023).

Fonte: https://www.idis.org.br/o-que-e-sao-endowments/

Inovação social

Uma nova resposta ou solução de efeito duradouro (em termos de convenções, regulações, relações, processos, práticas e/ou produtos e serviços) que procura a resposta para uma demanda ou necessidade social, objetivando a modificação das relações sociais, provendo a transformação social ou cultural. A inovação social emerge da iniciativa de indivíduos ou grupos que focalizam o interesse público.

Fonte: Dicionário para a formação em gestão social. Salvador: CIAGS/UFBA, 2014

Investimentos de impacto

São investimentos que buscam resultado socioambiental mensurável, além de retorno financeiro. Ou seja, podem abranger não somente atividades de cunho específico sobre questões socioambientais, mas, também, projetos de empresas, fundações, institutos e governos buscando conciliar resultado econômico com a possibilidade de gerar impacto social positivo quantificável.

Fonte: INSPER Metricis, 2022.

Investimento social privado

O uso voluntário de recursos privados de forma planejada, sistemática e monitorada para projetos de interesse público. Nessa definição, destacam-se:a origem dos recursos – privada e voluntária; a forma de uso dos recursos – de forma planejada, sistemática e monitorada; a finalidade do investimento – em projetos de interesse social e público. O conceito surgiu em torno de lideranças ligadas ao GIFE – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas e do IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social. As organizações que praticam o investimento social privado se diferenciariam da filantropia pela atuação mais profissional (comparada à suposta atuação assistencialista da filantropia tradicional) e pela preocupação com resultados (mais do que apenas fazer o bem pelo bem em si). Quando aplicado especificamente às empresas e fundações e institutos corporativos, o investimento social privado também se diferencia da Responsabilidade Social Empresarial (RSE), pois tem como foco principal os atores externos à empresa, ao contrário da responsabilidade social empresarial, que leva em conta a gestão ética da empresa com todos seus stakeholders.

Fonte: Dicionário para a formação em gestão social. Salvador: CIAGS/UFBA, 2014.

Negócios Sociais

São empreendimentos que se caracterizam por seus propósitos sociais e/ou ambientais, com os quais buscam influenciar transformações econômicas e sociais. Geralmente são iniciativas inovadoras, seja por proporem uma solução original para um problema social ou ambiental que pretendem mitigar, seja por também adotarem novos modelos organizacionais e de gestão e empregarem formas criativas de captação de investimentos e de arranjos societários. Embora tenham o objetivo de gerar impacto socioambiental, estes negócios obedecem à lógica de mercado. Principalmente no que concerne a autonomia financeira e rentabilidade. Sua característica mais recorrente é se originar de uma mudança no sentido do ato de empreender, e de sua realização, que é o empreendimento. Porque são iniciativas que não se restringem aos modelos de negócios consagrados pelos padrões vigentes das relações de mercado do sistema capitalista, ainda que se posicionem nesse contexto. Ao contrário, alguns podem apresentar, inclusive, a proposta de ruptura com alguns desses parâmetros como, por exemplo, a redução da apropriação do lucro pelos acionistas, a co criação e copropriedade do empreendimento, a adoção de moedas informais e de trocas comerciais alternativas.

Fonte: Dicionário para a formação em gestão social. Salvador: CIAGS/UFBA, 2014.

Objetivos do desenvolvimento sustentável

Os ODS representam um plano de ação global para eliminar a pobreza extrema e a fome, oferecer educação de qualidade ao longo da vida para todos, proteger o planeta e promover sociedades pacíficas e inclusivas até 2030.São 17 objetivos e 169 metas de ação global para alcance até 2030, em sua maioria, abrangendo as dimensões ambiental, econômica e social do desenvolvimento sustentável, de forma integrada e inter-relacionada. Guiados pelas metas globais, espera-se que os países definam as suas metas nacionais, de acordo com as suas circunstâncias, e as incorporem em suas políticas, programas e planos de governo.

Fonte: odsbrasil.gov.br

Organização da sociedade civil

Podem ser entendidas como as iniciativas com diferentes aparatos organizacionais, que através de sua ação dão origem, reconhecem ou disseminam determinadas lutas sociais e ambientais, causas, direitos, valores e formas de vida social e pertencimento cultural. Na maioria das vezes, sua ideologia, valores e agenda de ação busca preservar e ampliar o acesso a determinados direitos, bens e serviços que aprofundem a democracia, justiça, equidade e sustentabilidade, dentre outras causas relacionadas a direitos universais ou de grupos específicos. São consideradas organizações da sociedade civil: movimentos sociais, coletivos populares, fóruns e redes de movimentos, organizações comunitárias e de base, dentre outros grupos sociais, iniciativas, organizações, instituições, articulações e formas de ação coletiva. Também podem ser assumidas como similares a organizações não governamentais, do terceiro setor, filantrópicas, sem fins lucrativos e uma gama de outras definições empregadas para designar formatos organizativos variados presentes na sociedade civil. Cabe destacar que a expressão sociedade civil organizada também aparece na literatura, muitas vezes quando se deseja destacar que determinados agrupamentos da sociedade civil se diferenciam dos demais por uma maior estruturação e formalização.

Fonte: Dicionário para a formação em gestão social. Salvador: CIAGS/UFBA, 2014.

Responsabilidade social

Responsabilidade social (RS) é o termo que define as iniciativas voluntárias de cidadãos e empresas em prol do bem-estar e desenvolvimento da sociedade e do meio ambiente. Nesse sentido, organizações e indivíduos devem se responsabilizar pelo impacto causado por suas ações e decisões para o planeta, e de como elas serão gerenciadas.  Os objetivos da responsabilidade social são, num sentido mais amplo, os de promover um futuro melhor para todas as gerações. Nas organizações, são o de proporcionar qualidade de vida, saúde e bem-estar na empresa, além de cuidar do meio ambiente e criar vínculos com a comunidade na qual está inserida. Portanto, o conceito está diretamente ligado à ética e à transparência na gestão de um negócio, com ênfase na qualidade ambiental e justiça social.

Fonte: www.ethos.org.br.

Tecnologias sociais

Conjunto de técnicas e metodologias transformadoras, desenvolvidas e/ou aplicadas na interação com a população e apropriadas por ela, que representam soluções para inclusão social e melhoria das condições de vida. Possuem como dimensões e características: Relevância Social (Eficácia, Sustentabilidade e Transformação Social); Conhecimento, Ciência, Tecnologia, Inovação (Objetiva solucionar uma demanda social, Organização e sistematização e Grau de Inovação); Educação (Apropriação / Empreendedorismo, Diálogo entre Saberes e Processo Pedagógico) e Participação, cidadania e democracia (Democracia e Cidadania, Metodologia Participativa e Disseminação).

Fonte: itsbrasil.org.br/tecnologia-social.