Sustentabilidade financeira ainda é o principal desafio no terceiro setor

09/04/2025 | Fortalecimento de OSCs

Pesquisa lançada recentemente pela Phomenta revela as três principais dificuldades das ONGs

e traz percentuais preocupantes em relação a esta questão

Não é de hoje que se fala na tão sonhada sustentabilidade nas organizações sociais. Independente da área de atuação, todas as instituições têm em comum o desafio de ‘fechar as contas’ no final de cada mês. Esta dificuldade financeira constante apareceu como resultado de uma pesquisa elaborada pela Phomenta (@phomenta) intitulada ‘Desafio das Organizações da Sociedade Civil (OSCs)’ – https://www.phomenta.com.br/webinar-desafio-das-oscs .

O estudo revelou que a falta de recursos financeiros é a principal dificuldade do terceiro setor. O percentual é de 86%, sendo que em mais de 50% das OSCs pesquisadas a ‘escassez financeira’ foi o único problema relatado como a principal lacuna (gap) para a organização. Porém, existem outros obstáculos (gargalos) na gestão das OSCs, como por exemplo questões relacionadas a falta de recursos humanos (59%), onde 25,1% das organizações não possui funcionários, e ainda a pouca visibilidade ou reconhecimento (36%). Outra questão relatada é a dificuldade em enxergar resultados ou medir o impacto do trabalho da OSC revelando um percentual de 30%.

Para atuar na transformação deste cenário é que foi lançado no final de 2023 pela Fundação Gerações o Fundo Porto de Todos, primeiro Fundo Comunitário do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma ferramenta inovadora e contínua para investimento social por empresas e pessoas físicas em iniciativas priorizadas para comunidades muito vulneráveis de Porto Alegre e Região Metropolitana.

A partir da realização de diagnósticos territoriais e do diálogo com lideranças comunitárias, a FG identifica necessidades e faz a articulação junto a doadores que apoiam ou investem em soluções para as demandas apresentadas pelas instituições. Em seu primeiro ano de atuação o Fundo Porto de Todos operou três chamadas públicas para apoio a iniciativas. A primeira, lançada em janeiro de 2024, selecionou seis negócios de impacto social periféricos.

Em maio, devido aos eventos climáticos extremos no Rio Grande do Sul, foi criada a Linha Emergencial do Fundo Porto de Todos, para apoiar a reestruturação de organizações sociais de base comunitária atingidas pela enchente. Juntas as dez OSCs de POA e Região Metropolitana selecionadas já receberam R$ 417 mil para investirem em reformas, aquisição de materiais e outras necessidades identificadas pelos gestores das instituições Também estão previstos novos repasses, customizados a partir das demandas e perfil de cada organização.

Quer contribuir com o Fundo Porto de Todos e ampliar nosso impacto? Você pode doar aqui de forma simples e rápida.

#fundoportodetodos #fundacaocomunitaria #captacaoderecursos #ferramentasocial #inclusao #fundacaogeracoes #fg #terceirosetor #investimentosocial #projetosocial #impactosocial #fortalecimentodasoscs #responsabilidadesocial #causasocial #transformacao #educacao #inovacao #empreendedorismosocial #acaosocial #riograndedosul #brasil

Notícias relacionadas