Estrutura de Governança

A Fundação Gerações tem sua estrutura de governança formada por um Conselho Curador, um Conselho Fiscal e uma Diretoria Executiva voluntária. A operacionalização do trabalho é realizada por uma equipe profissional multidisciplinar.

Conselho Curador

Lilian Pinheiro da Silva

Presidente do Conselho Curador

ver bio

Relações Públicas, Assistente Social e Especialista em Gestão do Terceiro Setor. Profissional dedicada às causas em prol da criança e do adolescente em situação de vulnerabilidade há mais de 30 anos, trabalhou no Instituto Psiquiátrico Forense Dr. Maurício Cardoso, na Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, no Serviço Social do Comércio SESC, na APAE P.A., no Educandário São João Batista e na FADEM – Fundação de Atendimento de Deficiência Múltipla onde atualmente desenvolve atividades do Serviço Social e integra a Direção como Coordenadora Administrativa e Captadora de Recursos. Além disso, é sócio proprietária da LER Consultoria e Serviços.

Cesar Paz

Conselheiro

ver bio

Engenheiro e mestre em design estratégico. Professor do curso de Comunicação Digital da Unisinos-RS. Fundador da AG2 Publicis. Fundador e ex-presidente nacional da ABRADi (Associação Brasileira de Agentes Digitais) – Líder do movimento coletivo “Porto Alegre Inquieta”. Sócio investidor e membro do Advisory Board das empresas Alright, Eyxo, Minovelt e Delta.

Cláudia Remião Franciosi

Conselheira

ver bio

Formada em Psicologia, mais de 20 anos de atuação no Terceiro Setor, formação em gestão empresarial.

Danielly Votto

Conselheira

ver bio

Formada em Direto e com Mestrado em Ciências Sociais pela PUCRS, Daniely atua em organizações não-governamentais nacionais e internacionais com foco em desenvolvimento de políticas subnacionais e participa voluntariamente como Membro de Conselho da Fundação Gerações, do Hub Internacional de Democracia Participativa People Powered e do Instituto de Diplomacia Direta. Atualmente, é Diretora-Executiva do Instituto de Governança e Controle do Câncer e Project Manager do City Cancer Challenge Foundation. Corredora de rua amadora e mãe de gatos.

Diza Gonzaga

Conselheira

ver bio

Cofundadora e presidente da Fundação Thiago de Moraes. Em sua trajetória Diza Gonzaga escreveu o livro “Thiago Gonzaga – Histórias de Uma Vida Urgente”, que está em sua 17ª Edição; tem artigos publicados em livros, jornais e revistas. Como palestrante e conferencista, Diza tem participado de congressos e eventos nacionais e internacionais, compartilhando sua experiência em educação para o trânsito e voluntariado. Casada com o professor Régis Gonzaga, tem cinco filhos: Larissa, Carolina, Paula, Gérson e Vicente, e é mãe de Thiago de Moraes Gonzaga, que inspirou a criação da Fundação que leva seu nome.

Eduardo Lorea

Conselheiro

ver bio

Fundador da Numerik, uma Empresa B Certificada dedicada a estratégia, inovação e ESG. Na FGV EAESP, estuda estratégia, criação de valor, e stakeholder capitalism no doutorado profissional (DBA).
LATAM Director no South Summit. Desenvolveu a maior parte da carreira de 15 anos em empresas de mídia e entretenimento, na Espanha e no Brasil. Liderou o desenvolvimento de novos negócios em mais de 10 países nas Américas, Europa e Ásia.

Elton Bozzetto

Conselheiro

ver bio

Jornalista. Presidente do SENALBA/R (Sindicato dos Trabalhadores do bem estar e do desenvolvimento social),assessor da Cáritas Arquidiocesana de Porto Alegre.

Fabiano Machado da Rosa

Conselheiro

ver bio

Advogado, Pós-graduado em Direito Constitucional pela Universidade de Lisboa, Pós-graduado em Compliance na área de Saúde pelo Hospital Sírio-Libanês. Atua em Direito Constitucional, Societário, Compliance, Negociação e Estruturação de Negócios e na Gestão de Crises. Sócio-fundador da PMR Advocacia.

Luiz Henrique Medeiros

Conselheiro

ver bio

Empreendedor social. Líder no Centro de Educação Ambiental Bom Jesus, em Porto Alegre. Fellow do programa Geração DUX.

Nelson Pacheco Sirotsky

Conselheiro

ver bio

Nelson Pacheco Sirotsky é Publisher do Grupo RBS e fundador e presidente da Maromar, empresa que administra os investimentos de sua família e apoia causas como empreendedorismo, esporte e cidadania. É um dos principais sócios e membro do Conselho de Acionistas do Grupo RBS, uma das maiores empresas de mídia do Brasil, onde atuou por 21 anos como presidente. Na RBS, também preside a Fundação Mauricio Sirotsky Sobrinho e o conselho do RBS Prev. É graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e cursou o Executive Management Course na University of Southern California (EUA). É atual membro do Conselho Nacional da Endeavor Brasil e embaixador da instituição no Rio Grande do Sul. Sua participação em entidades se dá também pelos Conselhos da Associação Nacional de Jornais (ANJ), onde foi presidente por dois mandatos entre 2004 e 2008, da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), do Instituto Millenium e da ADVB/RS.

Conselho Fiscal

Álvaro Luís Gonçalves Santos

Conselheiro

ver bio

Presidente do Comitê de Integridade Pública do Estado do Rio Grande do Sul. Auditor do Estado da Contadoria e Auditoria Geral do Estado – CAGE-SEFAZ/RS. Já atuou como Auditor Fiscal da Receita Estadual da Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul na Divisão de Estudos Econômicos-Tributários, como Auditor de Controle Externo no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e na área de Planejamento Orçamentário no SAMAE – Autarquia de Caxias do Sul/RS. Economista formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); graduando em Ciências Contábeis na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); pós-graduado em Direito Penal, Compliance e Combate à Corrupção no Instituto New Law; MBA em Governança, Riscos e Compliance no Centro de Estudos em Direito e Negócios – CEDIN. Auditor Líder e Implementador ISO 37001 e 37301. Possui Certificação em Compliance Anticorrupção pela Legal, Ethics e Compliance e em Compliance Público pelo CEDIN. Possui formação em liderança pela Fundação Gerações no Programa Geração DUX e no Programa PróLíder do Instituto Four – maior programa de formação de lideranças do Brasil, tornando-se Fellow no Instituto Four. Atualmente, é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento pela PUCRS. Membro da Comissão Permanente de Responsabilização da Pessoa Jurídica de que trata a Lei nº 15.228/2018 – Lei Anticorrupção Estadual do Rio Grande do Sul. Pesquisador Associado na Transparência Internacional.

Lucia Regina Faleiro Carvalho

Conselheira

ver bio

Com experiência há 20 anos trabalhando com Contabilidade. Seu foco de atuação  é no terceiro setor, sendo especialista neste segmento do mercado.
Especialista em Controladoria pela UFRGS, tem formação em Bacharel de Ciências Contábeis pela PUCRS e especialização em Auditoria pelo IBRACON-RS. 

Gestora da empresa “Social Contábil SS LTDA”. Conselheira Fiscal da Fundação Pescar e Conselheira Fiscal da Fundação Gerações.

Atuou como Conselheira do Conselho Regional de Contabilidade-CRCRS e  Vice-Presidente de Tecnologia e Comunicação Social, em 2004/2005.

Atuou como Coordenadora da Comissão de Responsabilidade Social em 2006/2007.

Participou da atualização da Norma Contábil para o Terceiro Setor (ITG 2002, junto ao Conselho Federal de Contabilidade (2014/2015).

Participou da elaboração do Manual de Procedimentos Para o Terceiro Setor – Aspectos de Gestão e de Contabilidade para Entidades de Interesse Social (2015).

Roberto Medeiros

Conselheiro

ver bio

Profissional da contabilidade, atua exclusivamente para o Terceiro Setor através da sua empresa contábil “Patrimonial Assessoria Contábil” (1988). É Coordenador Regional do Sicredi, Diretor do Sescon-RS.  Foi Conselheiro do CRC-RS, onde atuou na coordenação da Comissão de Estudos do Terceiro Setor.  Exerce atividades profissionais para diversas Instituições espalhadas por 11 Unidades da Federação, onde são contemplados os segmentos da Educação, Saúde, Assistência Social, Cultura e Pesquisa.

Diretoria Executiva Voluntária

Alceu Terra Nascimento

Diretor-presidente

ver bio

Fernando Schuler

Diretor

ver bio

Marc Antoni Deitos

Diretor

ver bio

Pós-Doutor em Direito Público pela Universidade de Santiago de Compostela (USC), Doutor em Direito Internacional e Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é Diretor de Alianças Estratégicas da Inspirali. Foi Diretor Nacional de Operações da IPEMED/AFYA, Diretor de Graduação e do Campus Porto Alegre da Atitus Educação e Diretor de Inovação e da Escola de Ciência Humanas e Sociais da UniRitter. Foi Presidente do Fórum das Instituições de Ensino Superior (Fórum das IES) de Porto Alegre na gestão 2019-2021 e Conselheiro de Defesa Comercial da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), entre 2011 e 2015. Apoia a Fundação Gerações desde 2016.

Equipe

Karine Ruy

Coordenação geral

ver bio

Jornalista com experiência em veículos de imprensa e mestrado e doutorado em Comunicação pela PUCRS. Há mais de dez anos atua como executiva na área do terceiro setor, onde coordena programas de formação de lideranças jovens.

Taila Becker

Coordenação educacional

ver bio

Mariana Ferreira dos Santos

Parcerias e novos produtos

ver bio
Advogada, Conselheira Consultiva Independente, Professora Universitária

Mulher negra da cidade de Porto Alegre, advogada especialista em Direito dos Negócios e ativista em causas socioambientais.
Fundadora das associações voltadas ao desenvolvimento do empreendedorismo negro: Odabá – Associação de Afroempreendedorismo e REAFRO – rede brasil de afroempreendedores, membro da Frente Nacional Antirracista.
Fellow do International Visitor Leadership Program – IVLP, programa do Departamento de Estados Norte Americano voltado a Desmantelar a Injustiça Social e Racial na América.
Atua como conselheira empresarial, auditora independente, professora e speaker nas temáticas relacionadas a Compliance Sustentável, Diversidade & Inclusão, Gestão de Riscos ESG.
Membro do Instituto Ibero-americano de Compliance, co-coordenadora do Fórum ESG/RS e membro da Comissão Nacional de Sustentabilidade do Instituto Brasileiro de Governança Coorporativa.

Core

Assessoria de comunicação

ver bio