História e Posicionamento

Nossa origem

Entidade da sociedade civil criada em 2008, na cidade de Porto Alegre, a Fundação Gerações, em consonância com a sua missão, dedica-se a fomentar iniciativas, processos e projetos que fortaleçam a sociedade gaúcha.

Essa atuação ocorre relacionada ao seu senso de comunidade, em prol do bem comum e com vistas à geração de impactos no âmbito dos desenvolvimentos humano e social.

A Fundação Gerações é responsável pelo Fundo Gerações, endowment vinculado ao Sistema de Gestão de Programas Sociais (Pró-Social RS), que abrange a Lei da Solidariedade. O Programa prevê a destinação de 2% do valor total de cada projeto aprovado para utilização da Lei seja destinado à constituição de fundos financeiros permanentes para sustentabilidade das organizações do terceiro setor. O Fundo Gerações é um instrumento fundamental para emular ações de fomento à qualificação das entidades sociais do Estado.

Nosso futuro

O desafio de criar coletivamente novos caminhos para o desenvolvimento social no Rio Grande do Sul motivou a Fundação Gerações a reestruturar seu modelo de trabalho em 2023.  A  Fundação passa a atuar como uma organização articuladora da agenda dos avanços sociais no  Rio Grande do Sul.

A partir da reunião de diferentes ativos e com um olhar sempre atento –  e sensível –  às problemáticas territoriais da esfera social, lançamos o compromisso público de impulsionar diferentes modelos de ação coletiva que se dedicam à construção de uma sociedade mais equânime, justa, inclusiva e com oportunidades dignas de crescimento para todos.

Posicionamento

Missão

Fomentar a atuação inovadora das organizações sociais através da mobilização de recursos capazes de impactar positivamente no desenvolvimento local.

Ser reconhecida como uma organização relevante para a promoção do desenvolvimento social no Rio Grande do Sul

Visão

• Inovação social