O  Fundo Porto de Todos surge para fortalecer organizações que impactam comunidades.

Acreditamos que todo território reúne iniciativas e lideranças comprometidas com processos de inovação social para a superação de vulnerabilidades.

Esses ativos estratégicos da sociedade precisam ser reconhecidos e potencializados com acesso a recursos financeiros e técnicos.

A Fundação Gerações, organização da sociedade civil que há 15 anos fomenta a atuação inovadora das organizações sociais, apresenta o FUNDO COMUNITÁRIO PORTO DE TODOS, o primeiro fundo comunitário de Porto Alegre e Região Metropolitana.

Com esse Fundo, nos tornamos a primeira Fundação Comunitária do Rio Grande do Sul, somando esforços num amplo movimento, nacional e internacional, que apoia o protagonismo local e facilita o acesso a recursos para que iniciativas inovadoras, de base comunitária, ganhem força capaz de gerar impactos positivos nas comunidades onde se inserem.

A partir de um modelo de articulação e mobilização de recursos, envolvendo múltiplos atores da sociedade, o FUNDO COMUNITÁRIO PORTO DE TODOS atuará impulsionando projetos, iniciativas e ações priorizadas pelas comunidades locais e alicerçado em consistentes diagnósticos territoriais.

Por quê um Fundo comunitário?

Os fundos comunitários são uma estratégia e ferramenta para que organizações de base comunitária, como a Fundação Gerações, possam impulsionar iniciativas vindas dos territórios locais da cidade, aproximando suas demandas de potenciais doadores que busquem apoiar e/ou investir em soluções para as mesmas.

O diferencial do Fundo se encontra na sua arquitetura de funcionamento: elaboração de diagnósticos locais; mapeamento de iniciativas vindas dos territórios, inclusive de lideranças ou empreendedores; capacitações; monitoramento na execução e avaliação de impacto. Todo esse fluxo é mediado pelo diálogo, construção colaborativa com diferentes atores, respeito aos saberes locais, transparência e excelência na gestão.

Com o FUNDO COMUNITÁRIO PORTO DE TODOS, a Fundação Gerações estreitará ainda mais seus laços com Porto Alegre e Região Metropolitana, colocando à disposição das cidades uma nova ferramenta de articulação, financiamento e colaboração. A construção de novas formas de doar e engajar a sociedade civil precisa vir acompanhada de instrumentos capazes de transformar os investimentos em impactos diretos nas comunidades, de modo transparente e atento às reais necessidades e potencialidades que tais investimentos podem promover.

Como funciona o
Fundo Comunitário Porto de Todos

Estudos e diagnósticos

Para identificar regiões e causas prioritárias de cada ano

Definição do tema da chamada de apoio

Processo desenvolvido junto ao Comitê consultivo do Fundo

Processo de mobilização de recursos

A captação de parceiros-investidores ocorre de forma contínua, e em diferentes formatos de aportes não incentivados

Lançamento de Chamada pública para seleção de propostas

Cada chamada terá uma abordagem diferenciada, conforme a causa, formato de apoio e financiadores envolvidos

Repasse de recursos e acompanhamento técnico dos projetos

Queremos formar redes e potencializar a ação das organizações

Divulgação de relatórios de atividades

Ao final de cada ciclo, a FG apresenta os relatórios de impacto e realiza a prestação de contas dos recursos mobilizados

Ao investir no Fundo Porto de Todos você vai:

• Contar com gestão altamente qualificada do investimento social privado, desde o diagnóstico da demanda/território a ser beneficiado até a avaliação dos impactos gerados;
  • Apoiar trabalhos de inovação social conectados a indicadores sociais de Porto Alegre e Região Metropolitana, a partir da valorização das iniciativas locais empreendidas por lideranças comunitárias, organizações sociais e negócios de impacto periféricos;
  • Ter a oportunidade de participar do processo de definição de demandas prioritárias/ territórios a serem beneficiados.
  • Acessar um modelo de operação que preza pela simplicidade, confiança e transparência.

Venha fazer parte

Qualquer pessoa física ou jurídica poderá contribuir com o Fundo.

Participe de uma nova forma de investimento social participativo.
Com transparência, escuta e respeito à potência das comunidades,
promoção de cidadania e acesso a direitos.

Entre em contato com portodetodos@fundacaogeracoes.org.br
e saiba como você ou sua empresa podem contribuir.

Realização:

Parceiros estratégicos: