A Fundação Gerações, organização da sociedade civil que há 15 anos fomenta a atuação inovadora das organizações sociais, apresenta o FUNDO COMUNITÁRIO PORTO DE TODOS, o primeiro fundo comunitário de Porto Alegre e Região Metropolitana.

Com esse Fundo, nos tornamos a primeira Fundação Comunitária do Rio Grande do Sul, somando esforços num amplo movimento, nacional e internacional, que apoia o protagonismo local e facilita o acesso a recursos para que iniciativas inovadoras, de base comunitária, ganhem força capaz de gerar impactos positivos nas comunidades onde se inserem.

A partir de um modelo de articulação e mobilização de recursos, envolvendo múltiplos atores da sociedade, o FUNDO COMUNITÁRIO PORTO DE TODOS atuará impulsionando projetos, iniciativas e ações priorizadas pelas comunidades locais e alicerçado em consistentes diagnósticos territoriais.

Por quê um Fundo comunitário?

Os fundos comunitários são uma estratégia e ferramenta para que organizações de base comunitária, como a Fundação Gerações, possam impulsionar iniciativas vindas dos territórios locais da cidade, aproximando suas demandas de potenciais doadores que busquem apoiar e/ou investir em soluções para as mesmas.

O diferencial do Fundo se encontra na sua arquitetura de funcionamento: elaboração de diagnósticos locais; mapeamento de iniciativas vindas dos territórios, inclusive de lideranças ou empreendedores; capacitações; monitoramento na execução e avaliação de impacto. Todo esse fluxo é mediado pelo diálogo, construção colaborativa com diferentes atores, respeito aos saberes locais, transparência e excelência na gestão.

Com o FUNDO COMUNITÁRIO PORTO DE TODOS, a Fundação Gerações estreitará ainda mais seus laços com Porto Alegre e Região Metropolitana, colocando à disposição das cidades uma nova ferramenta de articulação, financiamento e colaboração. A construção de novas formas de doar e engajar a sociedade civil precisa vir acompanhada de instrumentos capazes de transformar os investimentos em impactos diretos nas comunidades, de modo transparente e atento às reais necessidades e potencialidades que tais investimentos podem promover.

Quais os focos de atuação do FUNDO COMUNITÁRIO PORTO DE TODOS?

Para o primeiro o ciclo, referente aos anos 2024/2025, serão selecionadas, a partir de chamadas públicas, iniciativas que atuem com as causas prioritárias definidas para esse período:
1) JUVENTUDES;
2) GERAÇÃO DE RENDA.

Por que apoiar esse movimento?

Pessoas e organizações sensibilizadas com a agenda do desenvolvimento local e que acreditam na potência da atuação em rede, poderão apoiar o FUNDO COMUNITÁRIO PORTO DE TODOS para:

• Melhorar os indicadores sociais relacionados à Juventude e Geração de Renda em zonas vulneráveis de Porto Alegre e Região Metropolitana;
  • Fortalecer iniciativas sociais de base comunitária de Porto Alegre;
  • Apoiar a qualificação técnica das lideranças à frente dos projetos;
  • Estreitar laços com o território/cidade de Porto Alegre;
  • Fortalecer lideranças comunitárias de Porto Alegre;
  • Democratizar o acesso a recursos privados para causas públicas.

Como funciona o
Fundo Comunitário Porto de Todos

Etapa 1

DIAGNÓSTICOS PARA IDENTIFICAÇÃO DE DEMANDAS DAS COMUNIDADES

Etapa 2

MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS PARA O FUNDO (CARÁTER CONTÍNUO)

Etapa 3

LANÇAMENTO DE CHAMADA PÚBLICA COM PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

Etapa 4

ANÁLISE DAS PROPOSTAS PELO COMITÊ DE SELEÇÃO

Etapa 5

REPASSE
DE RECURSOS

Etapa 6

Acompanhamento técnico dos selecionados, com acesso a capacitações e mentorias

Etapa 7

PRESTAÇÃO
DE CONTAS

Venha fazer parte

Qualquer pessoa física ou jurídica poderá contribuir com o Fundo da seguinte forma:

Entre em contato com portodetodos@fundacaogeracoes.org.br e saiba como você ou sua empresa podem contribuir.

Venha participar de uma nova forma de investimento social participativo. Com transparência, escuta e respeito à potência das comunidades, promoção de cidadania e acesso a direitos.

Realização:

Parceiros estratégicos: