O programa surgiu em 2016, em Porto Alegre, com o objetivo de desenvolver nos participantes a capacidade de inspirar pessoas e organizações para uma nova dimensão de governança e de gestão.

O Geração DUX funciona com encontros mensais imersivos que reúnem oficinas, palestras e desenvolvimento de projetos. O planejamento pedagógico alia o pragmatismo da técnica com a efetividade de atitudes pautadas pela ética e pelo pertencimento a uma sociedade mais justa e sustentável.

turmas concluídas

duxers formados

horas de conteúdos

CONHECIMENTO

e debate sobre desafios da sociedade brasileira

DESENVOLVIMENTO

pessoal e de competências para liderança

CONEXÕES

com pessoas e organizações protagonistas em suas áreas de atuação

Relatório de Atividades 2020

Relatório de Atividades 2019

Relatório de Atividades 2018

Relatório de Atividades 2017

Organizações que já receberam a visita do DUX

Viagens

Desde a sua primeira edição, em 2016, o programa DUX oferece a cada turma a oportunidade de participar de uma viagem de imersão* para conhecer uma organização relevante em sua área de atuação. São momentos de aprendizado, conexão com diferentes realidades e muita integração entre os duxers.

Conheça os destinos que já visitamos!

Viagens nacionais

Viagem internacional

Empresas e organizações visitadas

*Devido à pandemia de Covid-19 não foram realizadas viagens com as turmas de 2020 e 2021.

2016

Curitiba (PR)

Fundação Grupo Boticário

2017

São Paulo (SP)

Insper, Cubo e Twitter

2018

Lima (PERU)

XIV Encontro Iberoamericano da Sociedade Civil

2019

Mariana (MG)

Fundação Renova

O DUX pelos duxers

Falar sobre essa jornada de um ano com o DUX é reviver com intensidade diversas emoções e, principalmente, percorrer laços de amorosidade que puderam ser construídos durante essa caminhada juntos.

Penso que nosso maior ganho foi o nosso fortalecimento como humanos. Humanos capazes de olhar para o nosso entorno,  considerando suas diversas trajetórias, contextos, fragilidades, vulnerabilidades e potencialidades de transformação.

Humanos que diante desses contextos diversos se posicionam a favor da justiça social, que tem como norte para as suas práticas os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) e que se importam, SIM,  com os caminhos que temos tomado e com as decisões que não consideram essas diversidades.

Humanos que inspiram e que são inspirados por outros humanos, seja por uma dança ou por um segredo falado de peito aberto.

Tenho muito orgulho e uma responsabilidade imensa por ter feito parte desse programa. Reconheço meus privilégios diariamente e tenho a certeza que impactaremos o mundo de forma positiva e construtiva a partir de tudo o que aprendemos com o DUX e uns com os outros.

Taila Becker

Pedagoga. Duxer da turma 2019.

Sem dúvida, uma das melhores oportunidades formais de desenvolvimento que tive o privilégio de participar. O programa proporcionou uma vivência diferenciada, que possibilitou construir e consolidar conhecimentos que serão úteis, não apenas no âmbito profissional, mas no meu crescimento pessoal.

A diversidade dos perfis, os bate-papos e as experiências compartilhadas entre o grupo e os palestrantes foram fundamentais para firmar os alicerces de uma visão, completamente nova, de propósitos e lideranças realmente inspiradoras.

Rafael Gomes

Agile expert. Duxer da turma 2016.

Participar do DUX foi uma experiência singular. A cada encontro que tínhamos eu me sentia mais grata. Eu desejava que todos pudessem ter essa oportunidade que eu estava tendo. Foi um programa de grande relevância para minha formação como líder, mas, principalmente como ser humano.

Ambiciosos por um mundo de mudança, criamos um ambiente seguro e confiável, no qual pudemos trocar, criar, discutir, refletir… e principalmente aprender sobre como podemos impactar de forma justa e positiva na sociedade. Fomos estimulados a exercer a compreensão e empatia em todos os módulos. Apesar de ser um grupo diverso, os duxers sempre tem um objetivo em comum: fazer diferente, fazer com propósito e fazer para o bem. Criar modelos horizontais para um novo tipo de comportamento. E isso nos uniu. Gosto de dizer que o DUX foi uma mistura de caos com suavidade, e como valeu a pena experimentar essa combinação!

Luisa Viegas Andrade

Publicitária. Duxer da turma 2017.

O DUX me conectou com pessoas, experiências e práticas realmente inspiradoras que contribuíram muito no meu desenvolvimento pessoal, como cidadã e também como profissional.

Toda a formação foi pensada e organizada de forma muito propícia para o desenvolvimento da turma como um verdadeiro grupo de pessoas que agora têm ainda mais incentivos para disseminar os valores, as idéias e conhecimentos em busca de uma sociedade mais inclusiva, justa e inovadora.

Acredito que o projeto Geração DUX se diferencia e se destaca pelo protagonismo dado aos jovens na formação o qual possibilita justamente um espaço para contribuições e exemplos a serem compartilhados e inspira novas perspectivas, tanto entre os Duxers e suas trajetórias quanto na troca com os convidados e palestrantes externos de cada módulo.

Brenda Guedes

Administradora. Duxer da turma 2018.

Participar da edição de 2019 foi uma virada de chave na minha vida. Despertar o olhar empático e a partir daí ser crítico em relação ao nosso contexto, é uma ferramenta única para me posicionar de forma mais atuante na sociedade.

A harmonia proposta entre as teorias e as práticas tornou a experiência ímpar.

Em relação ao grupo, tenho a certeza de que meus companheiros duxers foram responsáveis por grande parte desta evolução como liderança.

Sou grato por este mindset vivencial e ao término deste programa, assumo a responsabilidade de inspirar pessoas à mudança.

Muito obrigado #geracaodux!

Renan Rodrigues

Administrador. Duxer da turma 2019.

O Geração DUX foi tão surpreendente e arrebatador que hoje entendo a dificuldade de defini-lo. Eu que já possuo um pensamento crítico por natureza, entrei no DUX querendo entender como se dava aquela formação de liderança tão distinta. Espaços abertos, espaços onde as pessoas possam ser vulneráveis, mostrar o que tem de melhor em si e até mesmo descobrir sentimentos que nem imaginavam sentir, espaços de torcas reais com pessoas diferentes, com histórias, pontos de partida e perspectivas sobre o mundo distintas, eu nunca havia vivenciado uma formação assim.

O DUX traz a possibilidade de pensar a formação de lideranças a partir da perspectiva da formação de rizomas e território. A sua metodologias de formação é flexível, baseadas em práticas de desenvolvimentos voltadas para a formação do pensar crítico, e não apenas gerencialista. Uma formação de líderes que considera as lideranças como entes vivos que influenciam e são influenciados pelo meio e que, portanto, devem ser forjados(as) por processos formativos também vivos e não estagnados e desconectados, além de coletivos, heterogêneos e múltiplos.

Bruna Almeida

Administradora. Duxer da turma 2019.

Gratidão é a primeira palavra que me vem à mente quando penso no que o Programa DUX me proporcionou. Confesso que tinha expectativas altas e elas foram superadas a cada módulo.

É difícil citar uma coisa só principalmente devido à diversidade da programação, mas a experiência é enriquecedora e motivadora. Não só as dinâmicas, os convidados ou as visitas às organizações, mas fazer parte de um grupo tão diverso e interessante durante este ano foi fantástico.

Sinto que aprendi muito sobre a vida, sobre os colegas e sobre mim mesma. E, acima de tudo, tenho certeza de que o propósito do programa foi cumprido: estamos inspirados. Obrigada, DUX.

Dierli Santos

Jornalista. Duxer da turma 2018.

Participar do programa Geração DUX foi um privilégio. Nesta jornada tive acesso à ferramentas, reflexões e diálogos que contribuíram para o fortalecimento e desenvolvimento da minha formação como pessoa e como profissional. As atividades, palestras e encontros mensais  proporcionaram compreensões sobre temas importantes para um novo olhar sobre as relações sociais.

A partir da proposta e estruturação do programa, que tem como objetivo formar lideranças inspiradoras, é possível identificar o protagonismo e a potência de cada duxer – subjetividades importantes para construção de projetos, ações ou comportamentos que tenham como objetivo impactos sociais positivos.

Ao meu ver o Geração DUX tem importante contribuição para o desenvolvimento social. Gratidão a todos que fazem o DUX acontecer.

Tomas Edson Silveira

Jornalista. Duxer da turma 2019.