Conheça os selecionados na 1ª Chamada do Fundo Porto de Todos

19/03/2024 | Fundo Porto de Todos

A Fundação Gerações (FG) divulga, nesta terça-feira (19/03), os seis negócios selecionados para receberem, cada um, R$ 10 mil na primeira chamada pública do Fundo Comunitário Porto de Todos (FCPT). Foram 24 propostas inscritas. Os grupos atuam em quatro bairros de Porto Alegre – Restinga, Bom Jesus, Ilhas e Morro da Cruz.

“A primeira chamada do Fundo conseguiu atingir diversidade nos temas, nos territórios e, principalmente, oferecer reconhecimento a negócios de impacto que geralmente têm muita dificuldade em mobilizar subsídios financeiros para suas operações”, ressalta a coordenadora da FG, Karine Ruy.

Idealizada pela FG, a primeira chamada pública de apoio a negócios de impacto social periféricos ocorre por meio do Fundo Comunitário Porto de Todos – o primeiro do Rio Grande do Sul. A primeira chamada contou com investimento do Programa Transformando Territórios, do Instituto para o Desenvolvimento Social (IDIS),  e da Coalizão pelo Impacto Porto Alegre.

Além do acesso ao recurso financeiro, todos os empreendedores líderes dos negócios selecionados serão convidados a participar do programa DUXtec 2024, iniciativa da FG voltada à modelagem de negócios de impacto socioambientais.

Conheça mais sobre os selecionados:

Agência Formô (Morro da Cruz)

Agência de comunicação e negócios que atua em periferias em Porto Alegre.

Agência Compromisso (Bom Jesus)

Agência de comunicação e moda conectada que desenvolve projetos ligados às demandas do território da Bom Jesus.

Amplitude Luz e Lar (Restinga)

Empresa de energia solar.

Persépolis Escola Livre (Bom Jesus)

Educação digital  para jovens e economia circular de produtos tecnológicos recondicionados.

Redecriar (Ilhas)

Produção e venda de peças de cerâmica pelas mulheres do grupo Semente Flor, da Ilha das Flores.

Sua casa mais limpa (Restinga)

Escola profissionalizante direcionada para diaristas.