No último sábado (30/11) encerramos o ciclo 2024 do DUXtec. No encontro, os empreendedores apresentaram aos colegas o pitch dos seus negócios de impacto, receberam feedbacks e conversaram sobre seus planos.
Iniciado em julho, o programa abordou temas como Introdução ao Empreendedorismo de Impacto Social, Modelo de negócios e precificação, Comunicação e posicionamento de marca e Desenvolvimento e Apresentação de Pitch entre outros, totalizando 60 horas de formação.
“Nosso o objetivo é apoiar a jornada do empreendedor de impacto que vem das nossas periferias, contribuindo para a modelagem e fortalecimento do negócio e potencializando os resultados que entregam para as comunidades”, destaca a coordenadora educacional da FG, Taila Becker. O DUXtec 2024 contou com apoio da Coalizão pelo Impacto e parceria do Tecnopuc.
Confira as iniciativas que participaram do DUXtec em 2024:
- Ampliar Luz e Lar – Energia Solar Periférica: Um negócio que promove o uso de energia solar nas periferias, contribuindo para a sustentabilidade e autonomia energética dessas regiões.
- Boteco Verde – Alimentação Vegana e Vegetariana nas Periferias: Um empreendimento que leva opções saudáveis e sustentáveis para as comunidades, oferecendo alimentos veganos e vegetarianos de qualidade.
- Escola Livre Persépolis – Reparação e Transformação de Equipamentos Eletrônicos: Esse projeto repara eletrônicos e os transforma, tornando-os acessíveis para moradores de periferias, reduzindo o desperdício e promovendo inclusão digital.
- Agência Compromisso e Hub Formô – Agências de Comunicação Periféricas: Oferecem soluções de comunicação com um olhar periférico, dando visibilidade a negócios e causas sociais.
- Escola da Diarista: Um negócio de impacto que forma diaristas nas comunidades, proporcionando profissionalização e melhores oportunidades de trabalho.
- Refrim di Capim: Produz uma bebida Lowálcool artesanal, que tem ganhado espaço e reconhecimento no mercado de bebidas naturais.
- Monarca Produções Culturais: Focado em projetos culturais e em acessibilidade, esse negócio promove a inclusão cultural em comunidades e acesso à cultura e arte.
- Mulheres em Convergência: Uma plataforma de networking voltada para negócios femininos, fortalecendo e promovendo o empreendedorismo de mulheres em áreas periféricas.
- Semente em Flor: Produz cerâmica artesanal nas ilhas de Porto Alegre, gerando renda e fortalecendo o protagonismo feminino nessas comunidades.
- BlaxP: Escola de negócios focada em gerar conteúdos por especialistas, autoridades e profissionais negros.
- Gurias de Vermelho: Ainda é um projeto, mas as alunas trabalham temáticas como assédio e violência sexual em escolas, bem como Dignidade Menstrual.
- Projeto IMPED: Educação sexual e ambiental para transformar vidas e comunidades, O projeto está sendo construído com objetivo de ofertar aulas práticas interativas para ensinar proteção, prevenção de ISTs e gravidez integradas com a temática de Educação Ambiental, proporcionando reflexão sobre consumo consciente e reaproveitamento de materiais.