Iniciativas lideradas por mulheres empreendedoras, fortemente afetadas pela enchente de 2024, mostram no evento a força da economia solidária e da inovação social.
Quatro projetos apoiados pela Fundação Gerações marcaram presença nesta quinta-feira (30/10) no Tecnopuc Experience, feira de inovação e empreendedorismo realizada em Porto Alegre. Em comum, todas as iniciativas são coordenadas por mulheres e compartilham histórias de superação após os impactos da enchente de 2024.
De óleo usado a sabão: o exemplo da Cooperativa Mundo Mais Limpo
Uma das participantes é Regina Aparecida Lima da Silva, presidente da Cooperativa Mundo Mais Limpo, formada exclusivamente por mulheres em São Leopoldo. Há 18 anos, o grupo transforma óleo de cozinha usado em sabão, produtos de limpeza e velas. Regina, que integra a cooperativa há uma década, lembra que o trabalho começou de forma simples, com coleta de porta em porta. ” Conscientizávamos as pessoas e recolhíamos o óleo em sacolas e mochilas. Em troca, quem armazenava o óleo ganhava uma barra de sabão. É assim até hoje”, conta.
A Mundo Mais Limpo é uma das iniciativas contempladas na 1ª Chamada Pública Geração de Renda para Mulheres, que oferece diagnósticos personalizados e consultorias estratégicas para fortalecer empreendimentos de impacto, com recursos do Fundo Porto de Todos.
Cooperativa Pão da Terra fortalece a produção agroecológica
Outro projeto presente no evento é a Cooperativa Pão da Terra, formada por 20 famílias de assentados e agricultores familiares do Assentamento Integração Gaúcha, em Eldorado do Sul. Também contemplada pela Chamada Pública Geração de Renda para Mulheres, a agroindústria produz pães, biscoitos, cogumelos e arroz orgânico certificado. “Além de expor nossa produção, temos a oportunidade de compartilhar nossa resistência — na produção de alimentos, na agroecologia e na luta pela terra”, destaca Márcia, representante da cooperativa.
Monarca Produções: reconstrução após a enchente no 4º Distrito
A Monarca Produções Culturais, de Porto Alegre, coordena a Loja Colaborativa Monarca, que reúne artesãs e produtoras de sabonetes, aromatizadores, cremes veganos, bordados, chocolates e produtos naturais. A loja física, situada no 4º Distrito de Porto Alegre, foi atingida pela enchente. “A água chegou a 1,2 metro. Tivemos que fechar”, lembra a empreendedora Lizandra Ayello.
Selecionada no programa DUXtec em 2024, Lizandra agora participa da segunda fase de mentorias, que busca apoiar a consolidação e expansão dos negócios. Ela foi selecionada no edital DUXtec 2025 – Ciclo de Apoio Técnico para Negócios de Impacto Socioambiental Periféricos.
Semente e Flor: cerâmica e esperança na Ilha das Flores
Com o mesmo espírito de reconstrução, o Projeto Semente e Flor, coordenado pela RedeCriar, expôs suas peças de cerâmica produzidas na Ilha das Flores. Dez artesãs participam da iniciativa, que perdeu seu ateliê na inundação histórica. “Muitas mulheres se desestimularam, mas o apoio da Fundação Gerações foi essencial para reacender o grupo”, relata Adriele Machado, uma das integrantes. “Hoje, percebemos que temos estrutura e capacidade para seguir. É muito legal ver o horizonte tão aberto — o projeto se reacendeu na vida de cada uma.”
O grupo também foi contemplado na 1ª Chamada Pública de Fomento a Negócios de Impacto Socioambiental Periféricos. “Com o recurso, elas compraram o forno para finalizar as peças e, na segunda rodada, apoiamos a locação do espaço que fica próximo ao Parque Farroupilha”, explica a diretora-executiva da FG, Karine Ruy.
Fundo Porto de Todos: investimento comunitário em reconstrução
O Fundo Porto de Todos é uma estratégia para que organizações de base comunitária possam impulsionar iniciativas vindas dos territórios locais da cidade, aproximando suas demandas de potenciais doadores que busquem apoiá-las e/ou investir em soluções. Criado no final de 2023, o primeiro fundo comunitário do Rio Grande do Sul já realizou três chamadas públicas e operou o repasse de R$ 386.811,00 em 2024.













