Workshops promovem gestão de riscos e desastres em territórios vulneráveis

24/10/2025 | Desenvolvimento territorial, Fortalecimento de OSCs, Fundo Porto de Todos

Primeiros encontros, realizados em Porto Alegre e Estrela, mobilizam lideranças locais, disseminam conhecimento e incentivam a criação de Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil.

A Fundação Gerações deu início ao ciclo de quatro workshops do Projeto Gestão Comunitária de Riscos e Desastres, promovido em parceria com a Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos. As formações têm como propósito fortalecer a atuação comunitária na prevenção, preparação e resposta a eventos climáticos extremos, por meio da disseminação de conhecimento e da criação de Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDECs).

Aprendizados que salvam vidas

O primeiro workshop foi realizado em Porto Alegre, no Centro Vida, bairro Rubem Berta, no dia 18 de outubro, reunindo Promotoras Legais Populares (PLPs) de diferentes territórios da capital, como Cruzeiro do Sul, Bom Jesus e Lomba do Pinheiro.
A formação foi conduzida por Abner de Freitas, CEO da Escola Hopeful de Educação em Desastres, e dividida em três eixos temáticos: Percepção de Risco, O que é Risco e NUPDECs. As atividades combinaram teoria e prática, com dinâmicas de simulação, elaboração de materiais informativos e orientações sobre kits de emergência e rotas de evacuação.

Para Gislaine Lopes de Moraes, PLP do bairro Rubem Berta, o aprendizado é uma ferramenta de empoderamento. “Como liderança comunitária, é importante adquirir esse conhecimento para orientar a comunidade da Zona Norte, que foi bastante afetada pela inundação do ano passado”, afirmou.

A também PLP, Sônia Mariza Ribeiro Martins, do território Cruzeiro do Sul, reforçou o valor prático do conteúdo. “Se houver outro tipo de desastre, como desmoronamento de barrancos, incêndio ou vazamento de gás, agora já tenho uma noção de como ajudar as pessoas a se prevenirem ou saírem do local em segurança.”

Troca de experiências no Vale do Taquari

O segundo workshop ocorreu no dia 21 de outubro, na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Estrela, no Vale do Taquari — uma das regiões mais afetadas pelas enchentes de 2024. O encontro reuniu lideranças locais e Promotoras Legais Populares, que compartilharam vivências e discutiram estratégias para fortalecer a resiliência comunitária.

Entre as participantes estava Sandra Denise Clemente, moradora da localidade de Santa Rita. “Desastres vão continuar acontecendo, não foi o primeiro e nem será o último. O que vamos fazer? Ajudar uns aos outros para tentar mudar. O clima está aí — calor, frio, chuva excessiva —, mas temos que nos preparar. Estou saindo daqui com conhecimento de como ajudar outras pessoas”, relatou.

Também de Estrela, Janete Werle, da localidade de Arroio do Ouro, destacou o aprendizado prático sobre o Kit de Emergência — uma das ações preventivas recomendadas em comunidades vulneráveis. “Achei muito interessante a ‘malinha’, porque talvez a gente não coloque tudo, mas já começa a se prevenir com alguma coisa. E também quero buscar mais informações sobre a Defesa Civil, porque às vezes a gente acha que não precisa, mas existem outros desastres além da enchente — como o vento e o fogo.”

Preparação e solidariedade como estratégia

A gerente de Projetos da Fundação Gerações, Júlia Froeder, destacou que as formações têm papel estratégico na construção de comunidades mais seguras e solidárias. “Quando não se pode reduzir o risco, é preciso estar preparado para agir. Essas mulheres saem daqui prontas para exercer um papel fundamental em seus territórios.”

Como apoio às lideranças, as participantes receberam um guia de bolso sobre a criação e gestão de NUPDECs, com orientações práticas para atuação local. Os próximos workshops estão previstos para São Leopoldo e Pelotas, e seguem com inscrições abertas.

O que são os NUPDECs

Os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDECs) são grupos formados por moradores de comunidades vulneráveis que atuam como elo entre a população e a Defesa Civil municipal. Esses núcleos organizam ações de prevenção, capacitam moradores para situações de emergência e ajudam a disseminar informações sobre rotas de fuga, pontos de encontro e medidas de autoproteção.

Seminário aborda o protagonismo das comunidades

O Seminário Gestão Comunitária de Riscos e Desastres, realizado no dia 14 de outubro, no CIEE-RS, marcou o lançamento do projeto e reuniu representantes de órgãos como o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec). O encontro debateu o protagonismo das comunidades na prevenção e gestão de desastres em três painéis temáticos, com a participação de especialistas e lideranças locais.

Confira a íntegra da programação do seminário no canal da Fundação Gerações no YouTube.

Créditos: Workshop Porto Alegre Léo Zanini /Workshop Estrela Néia Oliveira

Notícias relacionadas

Seminário debate gestão de riscos e desastres sob o olhar comunitário

Seminário debate gestão de riscos e desastres sob o olhar comunitário

Promovido pela Fundação Gerações, o evento reuniu especialistas, autoridades e lideranças para discutir como a ação coletiva pode prevenir tragédias e fortalecer territórios vulneráveis. O protagonismo das comunidades na gestão dos riscos socioambientais em seus...

OSCs concluem a Trilha de Desenvolvimento Institucional

OSCs concluem a Trilha de Desenvolvimento Institucional

A Fundação Gerações finalizou na segunda-feira (07/07) a Trilha de Desenvolvimento Institucional oferecida às organizações sociais apoiadas pela Linha Emergencial do Fundo Comunitário Porto de Todos. Foram quatro encontros facilitados pelo sociólogo Domingos Armani...

Já está no ar o curso on-line sobre o Pró-Social

Já está no ar o curso on-line sobre o Pró-Social

A Fundação Gerações acaba de lançar, em formato virtual, um material do Pró-Social  da Secretaria de Desenvolvimento Social - SEDES para servir de guia de apoio às organizações sociais gaúchas que queiram usar o Programa como possibilidade de financiamento a seus...